fbpx

Quiropraxia na Gravidez

Prevenir disfunções, amenizar dores e preparar a mulher para o parto são os principais objetivos da quiropraxia na gravidez. A gestante pode começar o tratamento assim que o médico obstetra responsável autorizar. Normalmente após 12 semanas gestacionais já seria interessante passar por uma avaliação e iniciar os primeiros exercícios preventivos de disfunções.

Durante a gravidez a gestante produz um hormônio chamado relaxina, que serve para relaxar os ligamentos da bacia para a hora do parto a fim de permitir a passagem do bebê pela pelve. Entretanto, até a chegada do bebê, esse hormônio enfraquece as articulações da pelve e da coluna. Isso sem falar na tensão e ansiedade que a futura mãe passa e que também causam alterações fisiológicas importantes.

Cuidar da coluna não é tarefa fácil e, com todas essas mudanças, fica muito mais difícil para as grávidas. A Quiropraxia vem auxiliar a futura mãe não apenas no alívio da dor, mas também preparar o corpo para a hora do parto – que muitas vezes é demorado e exige um esforço físico muito grande.

A coluna precisa estar alinhada no momento do parto (normal ou cesárea) evitando o estresse sobre as articulações da mãe que, assim poderá ajudar ainda mais seu bebê.

Outra grande vantagem é a não utilização de medicamentos ou procedimentos invasivos durante esse período tão importante. O ajuste melhora a mobilidade que automaticamente relaxa a musculatura gerando um alívio e uma sensação de bem-estar profundo.