fbpx

O QUE CAUSA DOR NAS MÃOS E ENTORPECIMENTO?

Todo mundo já sofreu dor nas mãos, seja apenas por uma contusão ou talvez por excesso de executar um mesmo movimento repetidas vezes.

No entanto, se a dor nas mãos persistir ou for acompanhada de formigamento, dormência ou fraqueza que interfira com tarefas diárias importantes, como agarrando itens ou digitando em um teclado, uma condição médica subjacente pode existir.
Existem muitas causas de dor nas mãos e entorpecimento, incluindo problemas no pulso, como síndrome do túnel do carpo e doença sistêmica, como a artrite reumatóide. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que a dor nas mãos e entorpecimento muitas vezes decorrem de um problema no pescoço.
Quando uma raiz do nervo na coluna cervical torna-se comprimida ou irritada por um problema no pescoço, os sintomas podem aparecer em qualquer lugar do ombro até o braço, mão e dedos.
A dor que viaja ao longo desta via nervosa, o nervo radicular, é chamada de radiculopatia cervical.
Oito raízes nervosas saem da coluna cervical em cada lado e alimentam as vias nervosas pelos ombros, braços e mãos.
Cada raiz nervosa tem suas próprias responsabilidades para funções motoras e sensoriais em partes do corpo, portanto, os sintomas de radiculopatia cervical podem ser sentidos em partes do corpo dependendo de qual raiz nervosa é afetada.
A dor radicular pode variar de leve e dolorida a afiada e de choque. Também pode haver dormência, semelhante ao momento em que um braço adormece deitado no caminho errado, ou uma sensação de formigamento que sente coceira ou espinhosa como pinos e agulhas. Algumas pessoas também descrevem a dor do nervo como se sentem como a mão foi deixada em água gelada.
Várias condições do pescoço são capazes de irritar uma raiz do nervo cervical. As causas comuns incluem:
Doença de disco degenerativa cervical. Os discos entre as vértebras perdem o amortecimento devido ao envelhecimento e ao desgaste geral ao longo do tempo. A degeneração do disco pode causar outros problemas que levam à irritação de uma raiz do nervo cervical.
Disco hérnico cervical. Esta condição ocorre quando a parte interna do disco escorre através das camadas externas protetoras e irrita a raiz do nervo.
Osteoartrite cervical. Esta condição ocorre quando uma faceta na parte de trás do pescoço perde demasiada cartilagem protetora e se torna artrítica. A moagem resultante do osso no osso na articulação pode eventualmente levar ao choque das raízes nervosas através de inflamação e / ou crescimento de esporas ósseas que pressionam o nervo.
Estenose foraminal cervical. Se o pequeno buraco onde a raiz do nervo sair, a vértebra – chamada de forame – torna-se muito estreita, então a raiz do nervo pode ser comprimida. Um disco herniado ou o crescimento excessivo de esporas ósseas são algumas maneiras pelas quais um forame pode se estreitar.
Esta não é uma lista completa de condições que podem causar dor radicular no braço e na mão. Por exemplo, uma das formas menos comuns poderia ser um tumor que crescia na coluna cervical que irrita uma raiz nervosa próxima.
Se a dor nas mãos e / ou a função não melhorem por conta própria, então um médico deve ser consultado. Muitas condições são mais facilmente tratadas no início do processo. Se um nervo é comprimido, então é especialmente importante obter tratamento antes que o dano permanente possa ocorrer.