fbpx

Hérnia de Disco Cervical

A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Os discos intervertebrais são estruturas em formato de anel ou discos localizados entre as vértebras que formam a coluna espinhal. Os discos são constituídos por tecido cartilaginoso e elástico e tem como principal função evitar o atrito entre uma vértebra e outra, mas permitindo o movimento entre elas.

A hérnia de disco acontece com o desgaste desses discos, causado pelo seu uso repetitivo. Na hérnia de disco, existe uma fraqueza ou mesmo uma ruptura do anel que contém o disco, onde uma parte de seu conteúdo sai de sua posição normal e invade o canal vertebral, onde passam a comprimir as raízes nervosas, causando compressão sobre elas e, consequentemente, dor.

O desgaste pelo tempo e a genética são as principais causas de uma hérnia de disco, mas forçar os músculos das costas para levantar peso excessivo pode ser um desencadeador deste problema.

A parte da coluna localizada no pescoço é denominada cervical. É uma estrutura óssea que tem a função de sustentar nosso crânio e proporcionar todos os movimentos que realizamos com a cabeça. Por isso, ela é extremamente complexa e delicada podendo sofrer com seu uso inadequado. Quando está doente causa dor e grande limitação dos movimentos. Está sempre ativa e só descansa quando ficamos deitados. Normalmente, o pescoço é muito flexível. Você pode observar em si mesmo. Seu pescoço permite que sua cabeça rode de um lado para outro quase 180 graus, flexione totalmente para frente e para trás. Além disso, é possível curvar a cabeça em direção ao ombro (e em todas as posições intermediárias entre esses pontos básicos de movimento).

A dor no braço é o sintoma mais comum da hérnia de disco cervical. Apresenta-se em indivíduos com idade entre 30 e 50 anos normalmente, porém, este tipo de hérnia pode se originar de forma traumática ou lesão cervical. Os sintomas geralmente começam de forma espontânea.

As manifestações causadas pela hérnia de disco cervical são decorrentes do pinçamento de nervo, podendo irradiar ao longo de seu trajeto, causando dor no braço, dormência e formigamento, atingindo muitas vezes até a ponta dos dedos. A fraqueza muscular também pode estar presente.