fbpx

ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR VERTEBRAL

A estabilização segmentar vertebral é um conceito que define condutas fisioterapêuticas específicas tem por objetivo, utilizar o sistema muscular para a estabilização da coluna vertebral cervical ou lombar no tratamento da dor aguda ou crônica e é caracterizada por utilizar de exercícios de fortalecimento para os músculos profundos do tronco.

Tem como principal objetivo estabilizar a coluna e proteger sua estrutura.

Quando alguém efetua um movimento, os chamados músculos estabilizadores se contraem antes mesmo do movimento acontecer. Esta contração involuntária, no entanto, pode ser inibida em razão do cansaço, da presença de um trauma ou como resultado do sedentarismo do paciente. Com isso os demais músculos são sobrecarregados e provocam dor. É na reeducação desse grupo muscular que se baseia a estabilização segmentar

Esse conceito foi idealizado por um grupo de fisioterapeutas australianos da Universidade de Queensland baseado em diversos trabalhos científicos: o de que a estabilidade vertebral depende da integração de três subsistemas, o sistema passivo (coluna vertebral), o ativo (muscular) e o neural ou de controle (sistema nervoso periférico e sistema nervoso central).

Músculos profundos da coluna lombar, como o transverso do abdômen e o multifido, são responsáveis por esta estabilização.

Quando háa perda do controle muscular da região, o conjunto estabilizador da coluna lombar perde sua função, tornando-a instável. Esta instabilidade local é compensada pelos músculos próximos à região produzindo contraturas crônicas, espasmos e dor.

Um programa de exercícios fisioterapêuticos específicos têm por objetivo reabilitar os músculos estabilizadores profundos de forma seletiva, enfatizando o controle segmentar da coluna lombar ou cervical. O tratamento fisioterapêutico por meio da estabilização segmentar recupera a contração conjunta e antecipada da musculatura profunda estabilizadora, que age como uma cinta interna para fornecer a estabilidade da região. O tratamento é dividido em três estágios respeitando os princípios do aprendizado motor e o controle consciente dos músculos profundos estabilizadores da coluna.

O papel do fisioterapeuta é de recuperar o movimento e readquirir a melhora dos sinais e sintomas do paciente através de informações ergonômicas, ensinando-o a retreinar e usar o membro, a coluna ou o corpo inteiro de maneira favorável.