fbpx

Escoliose – O que eu preciso saber?

A escoliose é uma anormalidade tridimensional que ocorre quando a coluna vertebral se torna curvada lateralmente.

Na maioria das vezes, esta condição não tem causa conhecida, caso em que se chama escoliose idiopática.

Embora a causa seja desconhecida, a escoliose idiopática tende a correr em famílias. Os genes específicos envolvidos ainda não foram identificados, e também podem haver fatores além da genética.

Algumas pessoas pensam equivocadamente que carregar sacolas de livros pesados ou dormir no lado pode causar escoliose, mas esse não é o caso. Normalmente, a escoliose idiopática é categorizada pela idade em que a deformidade se desenvolveu:

Escoliose idiopática infantil: desenvolve desde o nascimento até os 3 anos de idade

Escoliose juvenil idiopática: desenvolve de 4 a 9 anos de idade

Escoliose idiopática adolescente: desenvolve de 10 a 18 anos

A escoliose adolescente compreende aproximadamente 80% de todos os casos de escoliose idiopática. A adolescência é quando o crescimento rápido ocorre tipicamente, razão pela qual a detecção de uma curva nesta fase deve ser monitorada de perto para a progressão à medida que o esqueleto da criança se desenvolve.

Qualquer curvatura lateral – espinhal de pelo menos 10 graus, medida em uma radiografia da coluna vertebral, é considerada escoliose. No entanto, esse pequeno tamanho da curva não apresentaria sinais ou sintomas.

À medida que a curva progride para 20 graus ou além, há uma chance maior de que a pessoa ou um observador, como um pai ou professor, possa notar anormalidades como roupas penduradas de forma desigual ou o corpo inclinado para um lado.

A escoliose idiopática, por si só, geralmente não é pensada para causar dor significativa, especialmente em adolescentes e adultos jovens. No entanto, uma curva de escoliose pode causar desequilíbrios no tronco e outras questões que aumentam a probabilidade de espasmos musculares e outros problemas, o que, por sua vez, pode levar à dor.

A quiropraxia auxilia na extinção das dores e na cura do problema. Procure logo nossos profissionais que lhe darão um diagnóstico e orientações para melhorar sua qualidade de vida.