Dry Needling é uma técnica que os fisioterapeutas usam (onde permitido pela lei estadual) para tratar a dor miofascial. A técnica utiliza uma agulha “seca”, uma sem medicação ou injeção, inserida através da pele em áreas do músculo, conhecido como pontos de gatilho.
Dry Needling não é acupuntura.
A técnica consiste em inserir uma agulha filiforme na pele que estimula pontos de gatilho miofasciais subjacentes e tecidos musculares e conectivos. A agulha permite que o fisioterapeuta atinja tecidos que não são palpáveis manualmente. As agulhas tem o objetivo de liberar ou inativar pontos de gatilho para aliviar a dor ou melhorar a amplitude de movimento. Os benefícios são inúmeros: melhora o controle da dor, reduz a tensão muscular e normaliza as disfunções das placas terminais motoras, locais nos quais os impulsos nervosos são transmitidos aos músculos. Isso pode ajudar a acelerar o retorno do paciente à reabilitação ativa.
O Dry Needling é um excelente recurso no tratamento de diversos distúrbios musculares locais, como: torcicolos, trigger points, síndrome miofascial, cefaleia tencional, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias e também dores articulares do esqueleto apendicular. Podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada.