fbpx

Dores de Cabeça decorrentes de problemas na coluna

Embora menos comum e conhecida que a enxaqueca e a cefaleia tensional (em torno de 15% a 20% de todas as dores de cabeça), a cefaleia cervicogênica é uma dor de cabeça que surge por conta de uma alteração cervical que ocorre com frequência. As dores secundárias (cervicogênicas) ficam concentradas na parte da frente ou lateral e na região interna dos olhos. Por não saberem que o problema tem causas, sintomas e tratamentos específicos, muitas pessoas acabam sofrendo durante muito tempo.
Esta alteração pode ser alguma doença cervical, Inflamações nas articulações ou até má postura. Estes são alguns problemas que podem desencadear a cefaléia cervicogênica, pois ocorre um excesso de tensão muscular nos ombros e pescoço, geralmente causados por situações de preocupação, ansiedade e estresse do dia a dia.

A causa real desses sintomas é o desalinhamento do músculo-esquelético, causando rigidez nos nervos cervicais, contraindo a musculatura na região do pescoço e desencadeando torcicolos, problemas posturais e dor na cabeça.

Por vezes, a dor de cabeça pode ser confundida com a enxaqueca porque elas geram sintomas semelhantes. No entanto, a dor de cabeça com origem em problemas de coluna possui algumas características típicas. Estas características são dor que inicia ou que piora com os movimentos do pescoço e aumento da sensibilidade na região da nuca, que não estão presentes num quadro de enxaqueca.

O tratamento para uma dor de cabeça cervicogênica envolve uma avaliação das possíveis causas e fatores contribuintes. Uma vez diagnosticada o fisioterapeuta é frequentemente consultados para o tratamento.

A Fisioterapia manipulativa normaliza o tecido mole ou a disfunção mecânica que provoca as dores de cabeça. São utilizadas técnicas e manobras específicas por profissionais altamente capacitados em coluna, como por exemplo técnicas de mobilização do segmento C5-6 (vertebra cervical 5 e 6) para um transtorno da faceta (estrutura localizada na vértebra – ossos que formam a coluna), ou uma técnica de liberação suboccipital, ou mobilização da primeira costela.

Para quem sofre de dores de cabeça que não tem nenhuma contra-indicação, como por exemplo a artrite reumatóide, existe a tração manual ou mecânica
para descompressão inter – articular.

Tentar resolver a causa das dores de cabeça ou simplesmente aliviar a dor a longo prazo leva à frustração permanente,

Portanto, se você sofre com enxaqueca, com ou sem dor no pescoço, nuca e ombros, não perca tempo: inicie um bom tratamento o quanto antes com o auxílio de nossos profissionais.