fbpx

BURSITE DE COTOVELO

A bursite de cotovelo, é um dos tipos mais comuns de bursite.

A bursa localizada na parte externa da ponta do cotovelo, chamada bursa de olécranon, pode inflamar-se e ficar inchada. Quando isso acontece, é diagnosticado como bursite de cotovelo. Os principais sintomas incluem inchaço visível na ponta do cotovelo. A dor pode ou não acompanhar o inchaço.

Como pode ser causado pelo peso repouso repetido no cotovelo, a bursite ganhou apelidos como o cotovelo do estudante ou o cotovelo do mineiro.

A bursite do cotovelo é composta por uma fina membrana externa, chamada sinovia, e um fluido interno, chamado líquido sinovial. A bursite ocorre quando a sinóvia fica irritada e inflamada.

Um caso severo de bursite do cotovelo pode fazer com que a bursa de olécranon inflamada inchE para 6 ou 7 cm de comprimento por 2,5 cm de largura,  fazendo parecer que há um ovo ou bola de golfe debaixo da pele. Esse inchaço visível, específico do local, pode tornar fácil o diagnóstico.

As principais causas e fatores de risco da bursite do cotovelo são apresentadas abaixo:

Pressão repetitiva no cotovelo. Na maioria das vezes, a bursite é causada por “mini-traumas” frequentes, que podem causar os mesmos problemas que um trauma único e mais grave. As pessoas que geralmente descansam os cotovelos em superfícies duras podem desenvolver bursite do cotovelo, daí o apelido de “cotovelo do estudante”. As pessoas que freqüentemente suportam seu peso corporal enquanto descansam nos cotovelos também são suscetíveis ao desenvolvimento de bursite de cotovelo, como aqueles cujos trabalhos exigem que eles estejam nesta posição.

Lesão anterior. Um trauma para a área afetada, como um golpe ou um golpe no cotovelo, pode fazer com que a bursa se encha de sangue, o que pode irritar e inflamar a membrana sinovial da bursa. Mesmo que o corpo reabsorva o sangue, a membrana pode permanecer inflamada, causando sintomas de bursite.