Pessoas que apresentam sintomas de uma hérnia lombar podem esperar que o médico realize uma entrevista detalhada e realize um exame físico completo.
Perguntas sobre quando e como a dor começou são típicas, particularmente se houvesse algum tipo de lesão traumática. Outras questões podem se concentrar em:
O tipo de dor. O paciente pode ser solicitado a descrever a dor, incluindo sua localização e quais atividades ou posições o tornam melhor ou pior.
Condições médicas. Outras condições médicas podem ser um fator. A osteoporose, por exemplo, aumenta o risco de uma fratura.
Vida doméstica e profissional. Ter um trabalho fisicamente exigente ou realizar regularmente reparos ou outro trabalho intenso em casa pode exercer pressão sobre um disco lombar.
História médica. O médico provavelmente irá indagar sobre tratamentos ou lesões anteriores.
História médica familiar. Um disco hariário lombar é mais provável se um membro da família tiver a condição.
Qualquer experiência com depressão ou ansiedade também deve ser parte da discussão, uma vez que esta informação pode ser útil no planejamento do tratamento.
O exame físico é crucial para o diagnóstico, e geralmente inclui a observação de encurvar e esticar o paciente.
Essas avaliações são típicas:
Verificação neurológica. Para determinar se existe um problema neurológico, o médico normalmente procura sinais de perda de sensação, como entorpecimento e fraqueza nas pernas e nos pés. O paciente pode ser convidado a caminhar normalmente e na ponta dos pés para verificar uma condição chamada gota de pé, em que os músculos usados para flexionar os tornozelos e os dedos dos pés estão enfraquecidos. A força muscular e os reflexos em outras áreas também podem ser verificados. Os reflexos podem ser mais lentos do que o normal ou inexistente.
Teste de escala de movimento. O paciente pode ser solicitado a se inclinar para a frente e para trás e se dobrar de um lado para o outro.
Teste de aumento de perna. Um trecho comum para testar a hérnia de disco é o aumento da perna direta. Para este teste, o paciente fica deitado na parte de trás e o médico aumenta suavemente a perna afetada até sentir a dor. Se ocorrer dor quando a perna é aumentada em um ângulo de 30 a 70 graus, é considerado um sinal de hérnia de disco lombar. Se aumentar a perna não afetada dói a perna afetada, também indica que a raiz do nervo está impactada ou irritada.
Monitoramento de marcha. O médico observará se o paciente parece estar caminhando lentamente devido a dor ou com uma marcha anormal.
Se houver inflamação na coluna lombar, a pele pode parecer anormal ou sensível ao toque.
Se o médico não vê sinais de um problema grave, a dor não é grave e não houve lesão traumática, os testes de imagem podem não ser necessários neste momento. Alguns médicos preferem que o paciente aguarde para ver se os sintomas desaparecem dentro de seis semanas, o que acontece para a maioria das pessoas.